MAMB / ED AMBIENTAL



Cartilha convida professores e alunos a conhecerem a Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica lança a cartilha “Aqui tem Mata?”, um guia que busca estimular os diálogos socioambientais nos espaços escolares a partir da descoberta da Mata Atlântica – sua história, biodiversidade e a importância de protegê-la. A publicação é baseada no site de mesmo nome (www.aquitemmata.org.br), que disponibiliza, por meio de mapas e […]

Leia mais




Conservação da Mata Atlântica brasileira: um balanço dos últimos dez anos

Artigo de José Maria C. da Silva, Luiz Paulo Pinto, Márcia Hirota, Lúcio Bedê e Marcelo Tabarelli*, originamente publicado como capítulo integrante do livro “Metamorfoses florestais: Culturas, ecologias e as transformações históricas da Mata Atlântica“, organizado por Diogo de Carvalho Cabral e Ana Goulart Bustamante. As florestas tropicais têm uma importância fundamental para a conservação […]

Leia mais

Uma aula de conhecimento e cuidado com o meio ambiente!

O início do ano letivo se aproxima e é um bom momento pra lembrar que o cuidado com nosso ambiente também se aprende na escola. Um exemplo foi dado no mês passado pelos estudantes da Escola Sá Pereira, que incluíram o cuidado com a água e o tema do Saneamento Básico na Feira de Ciências, […]

Leia mais


Já conhece o site interativo “Aqui Tem Mata”?

Quanto resta de Mata Atlântica na sua cidade? Você pode descobrir de forma rápida e interativa no hotsite “Aqui Tem Mata?”, que oferece uma busca online sobre a situação da floresta nos 3.429 municípios abrangidos pela Lei da Mata Atlântica. Basta informar o nome do município ou CEP desejado, e a ferramenta retorna com dados […]

Leia mais


 

Saneamento e Meio Ambiente

Água, uma análise econômico-jurídica da Crise Hídrica


Palestrante
Amyra El Khalili


Acordo de Paris - dez de 2015


ACORDO É HISTÓRICO, MAS IMPLEMENTAÇÃO COMEÇA EM CASA
O acordo fechado na tarde deste 12 de dezembro em Paris é um feito histórico. Pela primeira vez, todos os países do mundo concordam em agir contra as mudanças climáticas, tendo como objetivo de longo prazo estabilizar a temperatura da Terra bem abaixo de 2oC e fazendo esforços para limitá-la a 1,5o C, valor compatível com a existência de vários países e populações vulneráveis. O Acordo de Paris sinaliza o consenso, inédito, de que não podemos continuar usando combustíveis fósseis e desmatando indefinidamente.
Paris não salvou o mundo: o acordo foi inteiro construído sobre compromissos voluntários em corte de emissões e financiamento, que os países são apenas convidados a apresentar e que implementam conforme permitirem as circunstâncias. A meta de descarbonização até o meio do século e a data do pico de emissões foram perdidas, e não há indicação de compromissos de finanças no longo prazo. Tudo dependerá da manutenção do espírito de engajamento que tornou a COP21 possível.
O Brasil teve papel de destaque na conferência mais uma vez, ajudando a construir consensos da maneira como tem feito desde a conferência de Durban, em 2011, quando surgiu o embrião do Acordo de Paris.
No entanto, o desafio que se coloca ao país agora é o da implementação. Se quiser fazer valer o compromisso com 1,5oC, o país terá de reajustar sua INDC. Terá de entender que a exploração do pré-sal e o desmatamento, seja ele legal ou ilegal, são incompatíveis com um mundo de 1,5oC.
O primeiro passo está dado. É preciso, agora, converter o compromisso político em ação. E isso começa dentro de casa.


Conferência climática decisiva deve atrair até 50 mil à França, em 2015





Agora é Lei

                   O governo do Estado de São Paulo, promulgou em 10 de abril de 2015 a Lei 15.781 que institui a semana do Meio Ambiente que será comemorado  anualmente, de 1º a 7º de julho



Agosto 2015





VII Jornada pelo Tietê realizada pelas prefeituras de Porto Feliz/Tietê
Apoiados pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Sorocaba Médio Tietê (CBH/SMT) e pela organização dos municípios de Tietê, Porto Feliz, Itu, Salto e Cabreúva, a cidade de Tietê sediou o 2º Fórum em Defesa do Rio Tietê, que integrou a programação da VII Jornada pelo Rio Tietê.
Com o tema “Enquadramento do Rio Tietê”, o fórum, realizado em 17 de setembro, no Salão Nobre da Prefeitura, teve palestras de Andressa Flosi da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, do Prof. André Cordeiro da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos e da Ana Lúcia Silva, Gerente de Controle Sanitário – SABESP, encerrando com esclarecimento de dúvidas e debates.
Abrindo o evento, o prefeito Manoel David lembrou a importância de cuidar do rio que batiza o município e os avanços conquistados nos últimos dois anos e meio de administração, que contribuirão para que as águas deixem de ser poluídas pelo esgoto da cidade.
No dia 19 de setembro a Prefeitura municipal de Porto Feliz, através da Diretoria de Meio Ambiente realizou a VII Jornada pelo Tietê, com o tema “Salve o Tietê”. A ideia é chamar a atenção das autoridades para conscientização e a preservação do rio e seus recursos naturais.

Uma das atividades foi uma caminhada que reuniu cerca de 400 pessoas, e envolveu os municípios de Tietê, Itu, Salto e Cabreúva, saindo da Praça da Academia ao ar livre do bairro Cidade Jardim, passando pela Avenida Getúlio Vargas, até a Praça da Matriz.

Participação especial
Núcleo Pedagógico DER Itu
Escola da Família



Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância.

Apesar do nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.
    Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
      Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.






http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2015/02/118696-para-guardar-e-usar.shtml


Cidades e Soluções
"Uma visão histórica da crise da água"


Há doze anos a GloboNews exibia uma série especial de reportagens que denunciava os riscos de uma crise hídrica e mostrava o desperdício de água no Brasil e as soluções que poderiam evitar uma catástrofe. "Água, o desafio do século XXI" conquistou os Prêmios Ethos e Embratel de Jornalismo em 2003. O Cidades e Soluções mostra o que mudou e quais problemas persistem.




Prefeitura de São Paulo cria “sacola verde” para reciclagem, que substitui sacolinhas proibidas por lei

Regulamentação de lei que proíbe sacolinhas de supermercado entra em vigor dia 5 de fevereiro. Sacola verde só pode ser reutilizada para reciclagem de lixo seco


Leia a respeito em:  




IV - Jornada pelo rio Tietê

"O que você faz pelo rio Tietê



Provocações?





Lavando o Carro com 300 ml de água





Secretaria de Meio Ambiente de Itu

COMUNICADO

A estiagem que afeta o Centro-Sul do País é uma situação atípica. As altas temperaturas, que provocam o aumento do consumo de água, e chuvas abaixo das médias históricas para o verão, reduziram os níveis dos mananciais de abastecimento público.
A situação exige cuidados de quem utiliza a água. Todos podem e devem colaborar através do consumo racional desse precioso líquido.
Ás Associações de Bairros e Entidades pedimos que orientem e priorizem a água para o consumo humano e a sedentação de animais, ao invés de gramados e jardins. Informamos que o desperdício de água é punido com advertência e multa através da lei municipal 1078 de 28/09/2009.
Certos que o uso consciente da água permitirá que superemos esse momento de alerta não apenas em Itu e região, mas em todo o Estado de São Paulo, agradecemos a sua cooperação, informando aos associados (documento em anexo).

Muito Obrigada,
Patricia Otero
Secretária   de   Meio Ambiente

11 4886 9826     Av.  Itu 400 anos nº 111

Itu Novo Centro Cep: 13303-500 - Itu- SP
___________________________

Um momento de mudança para nossos Oceanos


Nosso oceano tem uma importância vital. Sua água, que representa 70% do planeta, suporta uma ampla variedade de vida marinha, comunidades e trabalhos. Sim, o tratamos com pouco respeito. Apesar de ter provado ser resiliente, o oceano continua nos dando tanto. Esse mês de junho, no 20º aniversário da primeira Cimeira da Terra no Rio de Janeiro, líderes de todo o mundo voltarão à cidade brasileira para assistirem à United Nations Conference on Sustainable Development (Rio+20) para renovar a vontade política de tornar o desenvolvimento sustentável. A agenda para essa reunião Rio+20 é ampla e ambiciosa, mas esse é o momento de valorizar o oceano! Tem sido deixado fora da lista de prioridades por demasiado tempo, chegou seu momento. Os líderes podem corrigir nosso caminho para garantir que nosso oceano possa suster a vida marinha e a vida humana durante as próximas décadas.


A História das coisas     (Parte 1 e 2)



História da água engarrafada




Michael Jackson Earth Song Traduzido








V Jornada Pelo Tietê
O Tietê Passa Aqui!

EE com grande Satisfação Opaco Movimentos da Sociedade Civil do Poder Público com o Apoio de Empresas, se organizam Mais UMA Vez Parágrafo Realizar Uma " Jornada Pelo Tietê ", Que Este Ano ESTA NA SUA quinta Edição.
O Evento possui carater Socioambiental, visando UMA Interação Entre OS Diversos Setores da Sociedade Pela Luta da despoluição e Proteção Fazer Tão Valioso rio Tietê. Este Ano Participação da Organização OS municípios de Salto, Itu, Cabreúva e Porto Feliz, Alem do Apoio de Instituições Importantes Como o Rotary de Pirapora do Bom Jesus, o Instituto de Estudos do Vale do Tietê (INEVAT), UMA ONG Eco Salto, UMA Fundação SOS Mata Atlântica, VER e Programa Escola da Família Entre OUTROS Movimentos da Sociedade civil.
A Jornada comprises DIVERSAS ATIVIDADES DE Mobilização realizada pelas Cidades, Como mutirões de Limpeza,  Palestras e UMA Caminhada Opaco Neste Ano Sera, Sera, Sera realizada na Cidade de Salto, no dia 22 de setembro.
N º s ANOS ANTERIORES participaram Das Atividades CERCA de 2.000 PESSOAS.
Como o Propósito FUNDAMENTAIS E a social, Mobilização, uma Comissao Organizadora decidiu Como Realizar Próximas Jornadas NAS Cidades Ribeirinhas do Médio Tietê que Fazer Fazer, oportunizando o Acesso EAO cidadaos de OUTRAS Cidades de Participar, entao A Cidade Escolhida Neste Ano Sera, Sera, Sera Salto.
A Concentração da Caminhada Sera, Sera, Sera na Praça XV de Novembro Como 9h30 da Manhã, percorrendo a Avenida D. Pedro II e Fazendo hum Percurso Ate O Parque das Lavras, realizadas Serao Onde Como Atividades Culturais. A Caminhada e Tao Fazer Importante Quanto a Concentração no Parque, Pois é UMA grande Interação hum DAS favorecer Causas Ambientais.
Edição Nesta, o Tema da Jornada é "O Tietê Passa Aqui!" Este Tema norteador Espera LeVar OS PARTICIPANTES hum UMA Reflexão Importante Opaco Contribuir Pará seguintes perguntas de RESPOSTA Como: Passa Aqui com quali Qualidade? Como Minha Cidade contribui par a despoluição SUA? Qual o Seu trajeto Dentro de Cada município? Municípios Como OS regionalmente PODEM Fazer Algo Pela despoluição, desta forma propor Ações conjuntas Parágrafo objetivamente Tirar o rio dEste sufoco.
Por ISSO, convidamos voce, SUA Empresa, SUA Escola, SUA Entidade Parágrafo Participar Conosco da  V Jornada Pelo Tietê  e contribuir par Opaco Novas Parcerias firmadas Sejam POR UM Ambiente equilibrado e hum Tietê Mais Limpo.
PARTICIPE!
Comissao Organizadora - V Jornada Pelo Tietê


O Tietê Passa Aqui!