Semana de Mobilização – Todos juntos contra o                                 Aedes aegypti

Prezados,

Em continuidade às ações de prevenção de combate à dengue, chikungunya e zika, está sendo realizada de 04 a 08 de abril de 2016 a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, que tem como objetivo intensificar as atividades de combate ao mosquito e diminuir a incidência dessas doenças.
Nesse período, algumas ações devem ser implementadas ou intensificadas: 
·  Abordagem do tema na programação curricular;
·  Realização de ações preventivas envolvendo estudantes e comunidade escolar, principalmente a eliminação de criadouros do mosquito;
·  Realização da vistoria nos prédios públicos, conforme orientação encaminhada no Boletim CGEB nº 134 de 22/03/2016;
·  Orientação sobre os sintomas das doenças e para a procura da Unidade Básica de Saúde;
·  Articulação com as Regionais da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, com o Intuito de buscar orientação sobre descartes adequados e eliminação de eventuais criadouros de mosquito.
O Dia D de eliminação do Aedes aegypti será realizado no dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS, desde 1948, com a finalidade de conscientizar a população sobre as principais questões de saúde. 
Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela SUCEN apontam a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver também familiares e responsáveis, além da comunidade escolar. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de ação a ser realizada pelos estudantes de nossas escolas.
Esta proposta pode e deve ser incrementada de acordo com a diversidade de contextos regionais e identidade das Unidades Escolares e Diretorias de Ensino e das atividades que já estão em desenvolvimento. Destacamos a importância do envolvimento do Grêmio, da Associação de Pais e Mestres, bem como dos parceiros de cada região.
Caso necessário, estamos à disposição para esclarecimentos. 
CEFAF / Equipe Curricular de Ciências
Eleuza Guazzelli e Gisele Mathias