VACINAÇÃO CONTRA HPV
              
             TERMO DE AUTORIZAÇÃO/RECUSA PARA A VACINAÇÃO HPV - 2014
no link acima 

DIVULGAÇÃO
Assista a Videoconferência
Use o Internet Explore



Prezado(a),

O HPV é um vírus que infecta a pele e/ou mucosas. Alguns tipos de HPV, considerados de alto risco, como os 16 e 18, podem provocar câncer de colo de útero. Outros tipos, como 6 e 11, podem causar lesões de pele ou mucosas, como verrugas que, habitualmente, regridem por ação do sistema imunológico. O vírus é contagioso e sua transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual. No ano de 2011, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, 5.160 mulheres morreram no Brasil devido ao câncer de colo de útero.

A partir do dia de 10 de março de 2014, em todo o país, a vacina HPV será aplicada em adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade. Trata-se de uma vacina quadrivalente, ou seja, que irá proteger contra os tipos 6, 11, 16 e 18, responsáveis, respectivamente pelas verrugas genitais e câncer de colo de útero.

O esquema completo da vacinação compreende três doses, considerando-se os intervalos entre elas. O intervalo entre a 1ª dose e a 2ª é de 06 meses e entre a 1ª dose e a 3ª é de 60 meses, ou seja, 05 anos. A meta desta campanha é vacinar 80% da população alvo, ou seja, 4,16 milhões de adolescentes e no Estado de São Paulo, cerca de 808.318. A vacina contra HPV é uma importante estratégia de prevenção ao câncer de colo do útero. No entanto, o exame de Papanicolaou ainda deverá ser realizado, pois a vacina protege contra 70% dos tipos que causam câncer de colo de útero. Da mesma forma, o uso de preservativos deve ser mantido nas atividades sexuais, pois há outras doenças sexualmente transmissíveis - DST.

Destacamos a importância do planejamento conjunto Educação/Saúde para o desenvolvimento desta ação de imunização contra o HPV como estratégia de prevenção. As escolas receberão cartazes e Guia Prático sobre HPV – Perguntas e Respostas, distribuídos pelo Ministério da Saúde.

O assunto será abordado em videoconferência a ser apresentada pela Rede do Saber, em 07 de março, Debates sobre Educação em Saúde – Tema III: Imunização – Campanha Estadual de Imunização – HPV, com a presença da Dra. Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde e outros especialistas.

Atenciosamente,

Maria Elizabete da Costa
Coordenadora



Equipe de Ciências - CEFAF

Eleuza Guazzelli
Centro de Ens. Fund. Anos Finais, Ens. Médio e Educ. Profissional
Secretaria da Educação /  Coordenadoria de Gestão da Educação Básica